Vantagens e desvantagens de morar em um condomínio-clube

Nos dias de hoje, encontrar um momento de lazer e diversão em meio à rotina pode ser complicado. É a semana inteira de trabalho, levando os filhos para a escola, cuidando da casa, dos negócios e várias outras funções. A situação pode ficar um pouco mais cômoda quando você mora em um condomínio-clube e tem a oportunidade de relaxar.

Piscina, playground, área de lazer e academia já pode ser o começo para momentos de relaxamento no dia a dia. É muito mais fácil ter esses recursos ao lado de casa pelo simples fato da proximidade. Pois, dessa forma, não é necessário pegar horas de trânsito para malhar ou ir para piscina.

Entretanto, toda essa infraestrutura demanda cuidados e manutenção, fazendo com que a gestão destes condomínios seja mais complexa. Uma forma simples de gerenciar estas questões é contar com uma excelente administradora de condomínios. Sem contar com a colaboração dos próprios moradores todos os dias.

O dia a dia no condomínio-clube

São inúmeros os benefícios. As crianças, por exemplo, poderão conviver umas com as outras diariamente e realizar atividades físicas com mais facilidade. Tudo isso sob os olhos dos responsáveis. Além disso, os pais não precisarão pagar um local específico para as crianças se divertirem e passar o tempo em atividades que podem estar perto da própria casa.

Os adultos não ficam para trás, pois eles podem se unir às crianças para realizar atividades coletivas, como aulas de dança e academia. Dessa forma, todo mundo economiza, realiza atividades físicas e culturais e ainda sair feliz.

Desvantagens

Entre as desvantagens está a falta de privacidade. Essa é uma queixa frequente de quem mora em condomínios, seja prédio ou não. Como os espaços podem ficar reduzidos devido à construção das áreas de lazer, as casas podem ser muito próximas ou nem mesmo ter muros. Isso faz com que o número de reclamações aumente.

Pode ser que tenha congestionamentos e poucas vagas de garagem, já que são muitos veículos entrando e saindo, principalmente nos horários de pico. Tente sair um pouco antes ou pegar uma carona com alguém.

Vantagens

Apesar das suas desvantagens, um condomínio-clube pode ser muito bem valorizado se você quiser vender, dependendo do seu tamanho e do que oferecerá aos futuros compradores.

Outra vantagem desse tipo de propriedade é a segurança. Os condomínios fechados contam com segurança própria, e transitar de casa para as áreas de lazer não oferecerá perigo e sim muita comodidade. O que é o contrário caso os moradores queiram sair da área do condomínio.

Gostou das dicas que separamos ou tem algo mais para acrescentar? Deixe sua contribuição nos comentários.

 

...

Receba nossos materiais no email

Dicas, informações úteis, legislação e muito conhecimento sobre gestão e condomínios.

Downloads gratuitos