Está perso no elevador? Calma, não se desespere.

Está preso no elevador? Calma, não se desespere.
Entenda o que você pode fazer neste momento.

Orientações de segurança em caso de resgate de passageiros.

Ninguém gosta de ficar preso no elevador, porém, quando acontece, a calma é uma boa alternativa e o desespero, é um inimigo neste momento.
O mais correto é aguardar a presença dos técnicos, que são preparados e especializados nos resgates. Pessoas despreparadas podem causar vários tipos de acidentes, correndo o risco até da perda de vidas.

O assunto é tratado pela norma da ABNT, a NBR 16803/2012 “Manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes — Requisitos para instruções de manutenção”.
Nesta norma, é estabelecido que o resgate de passageiros presos no elevador, só poderá ser feito por um técnico especialista ou pelo Corpo de Bombeiros. Muitas pessoas acreditam que chamar porteiro, zelador ou algum funcionário do prédio, irá solucionar o problema, porém esta convicção está errada. Nenhum destes funcionários citados acima podem efetuar o resgate (exceto raríssimos casos de funcionários que são tecnicamente preparados).

Lembramos que qualquer acidente causado no condomínio, é de responsabilidade criminal do síndico, pois é ele quem responde legalmente pelo condomínio, além das consequências cíveis, com indenizações altas, que neste caso, recaem sobre todos os condôminos.

Orientações:

  1. Não peça ou aceite ajuda de estranhos e nem tente sair sozinho forçando a porta;
  2. Peça ajuda acionando o botão de alarme ou o interfone;
  3. Somente o técnico de manutenção deve resgatar as pessoas do elevador;
  4. O zelador deve contatar o passageiro e tranquilizá-lo, enquanto o técnico ou bombeiros estão a caminho;
  5. O condomínio deve orientar os moradores sobre os riscos ao tentar sair sozinho do elevador ou ao aceitar a ajuda de pessoas não capacitadas;
  6. Em situações graves, como incêndio, o condomínio deve acionar o Corpo de Bombeiros.
    Fonte consultada: abntcatalogo.com.br – Thyssenkrupp

...

Receba nossos materiais no email

Dicas, informações úteis, legislação e muito conhecimento sobre gestão e condomínios.

Downloads gratuitos